segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Deck Reborn : Blackwing


E aí galera aqui é o petckovic e estamos começando agora mais um deck reborn.Devido ao lançamento de uma nova coleção um novo meta surgi e com isso uma possibilidade de decks antigos apresenta potencial como um novo antimeta. Atualmente temos como tier 1 os decks: burning abyss, qliphort e shaddoll (não irei considerar o satellar como tier 1 devido aos resultados nos dois últimos ARGCs que foram os maiores campeonatos pós-nech). Hoje vou falar de um deck que apresenta ótimas cartas para as matchs contra cada um dos decks tier 1 do novo formato. Sem mais delongas, com vocês os blackwings.
Recentemente o deck recebeu uma ajudinha da konami com o goyo guardian a 1 e o blackwing – galé the whirlwind a 2. Não vou falar muito sobre o deck até porque ele é bastante conhecido por todos por isso vou me focar nas cartas chaves que eu mencionei anteriormente.

Blackwing – Gale the whirlwind




Todos sabemos que um dos decks mais fortes tanto desse quanto do formato anterior é o deck de shaddoll, aquele que nos atrapalha de usar o extra deck para não tomarmos a shaddoll fusion absurda. Pois bem, o blackwing VS o shaddoll não tem muitos problemas de jogar só com o main deck já que tem monstros com status bons e efeitos interessantes num estados de jogo simplificado, o que ocorre muito desde que a maioria dos decks estão jogando com 3 vanity’s emptiness no main deck. Tendo isso em vista o shaddoll será um pouco pressionado a usar suas fusões para tomar o controle do jogo, então o gale será de muita ajuda visto que sozinho ele já consegue destruir a El shaddoll winda em batalha graças ao seu efeito e junto com um outro blackwing ele pode fazer com que o seu “amigo” vença construct na porrada.



Delta Crow – Anti Reverse




Existe também o deck que eu considero uma versão melhor do hat, que é o burning abyss, que tira a maior vantagem no jogo pelas suas ótimas defesas que respondem muito bem ao oponente, a diferença maior em relação ao hat é que além de impedir o oponente de jogar o burning abyss joga muito bem com múltiplos dantes, virgil que é incrivelmente bom e até mesmo plêiades que é outra carta excelente. Visto o fato de que esse deck se aproveita muito de suas defesas temos uma mini heavy storm a favor do blackwing, que pode vencer muitos jogos só de ser resolvida, esta é a Delta Crow – Anti Reverse. Como quase que uma condição de vitória, uma delta Crow bem ativada é uma arma fortíssima contra o metagame, não apenas contra o burning abyss. Apenas imagine seu oponente setando 4 e passando e aí surge uma delta Crow mítica na end phase, simplesmente “um absurdo”! 


Icarus attack





Essa carta é uma versão um pouco pior da fire lake of burning abyss, porém ainda sim é uma carta muito forte e tem uma condição de ativação um pouco mais fácil. Essa carta pode ser uma arma muito forte contra o deck de qliphort por causa do scout e da skill drain. Em relação ao gameplay do blackwing perante à skill drain não é tão horroroso igual à outros decks, já que a blackwhirlwind que é uma das cartas mais significantes do deck e que o faz rodar é mágica então você pode manter o campo com os blackwing – kallut the shadow moon que ativa seu efeito na mão, apesar de eu achar que isso é só uma jogada temporária para conseguir acertar uma delta Crow na end phase ou até conseguir a icarus attack. 





O artigo de hoje foi um pouco menor, mas isso é devido ao fato de ter acabado de sair uma nova coleção  e um novo metagame, espero que tenham gostado, peço para que compartilhem com os amigos para nos ajudar e até a próxima.



Confiram também a página de nossos amigos da Duel Domain, eles fazem diversos reports sobre o jogo e campeonatos da liga Goiânia:



domingo, 9 de novembro de 2014

A Caça ao Anti-Meta Perfeito : Anti-Shaddoll


Fala aí galera , aqui é o N3O trazendo para vocês mais um post da série A Caça ao Anti-Meta Perfeito.

Da última vez analisamos os Burning Abyss, chegou a vez dos Shaddolls:




Shaddoll possui um estilo de jogo bem diferente do que vimos até agora no yugioh, ele faz a junção de monstros Flip-effects e Fusion-monsters , algo bem inusitado, mas que vem dado muito certo nos últimos tempo nos mundo dos metas.

Além dos flip-effects os shaddolls possuem efeitos ativado como trigger quando são enviados para o cemitério pelo efeito de alguma carta, dando alguma vantagem ao controlador dos mesmos, o que força o oponente a escolher entre sofrer com o efeito gerado pelo flip ao atacar um shaddoll ou enfrentar o trigger se optar por envia-lo para o cemitério com efeitos.







A outra face dos shaddolls se encontra no fusion-summon, eles possuem uma carta chamada Shaddoll Fusion capaz de executar a invocação de um Shaddoll Fusion Monster do extra deck usando monstros que você controle ou que estejam em sua mão como matérias, porém , se o oponente controla um monstro que foi special summon do extra deck, você poderá utilizar monstros de seu deck como materiais, lembrando que pelo menos 1 dos monstros utilizados terá que ser um shaddoll em ambas a situações o mesmo terá o efeito trigger quando for enviado para o cemitério.










 Além disso temos um fusion monster em especial que influi muito no jogo dos shaddolls, El Shaddoll Winda , ela gera um controle de jogo absurdamente alto para o o jogador, limitando as invocações especiais a 1 por turno e não podendo ser destruída por efeitos de cartas do oponente.









Combatendo Características:



1- Flip-Effects:


Nobleman of Crossout  e uma carta anti-flip de peso pois além de eliminar um monstro com face para baixo no campo (um flip) banindo-o ela também remove todos os monstros com o mesmo do de ambos os decks , tirando assim suas preocupações com pelo menos 1 shaddoll do oponente.
Royal Command é uma trap-card contínua que simplesmente nega ativação e os efeitos de todos Flip-effects , simples e direta, porém pode ser destruída com facilidade com uma Mystical Space Typhoon ou com o efeito de um Shaddoll Dragon enviado para o cemitério por efeito , mas não deixa de ser uma grande arma contra shaddolls.
Por motivos óbvios essas cartas não são aplicáveis em uma Mirror Match, mas temos outras opções como: 


Compulsory Evacuation Device, que se trata de uma staple, basicamente pode retornar um shaddoll em face-down para a mão do dono antes que este possa ser virado e assim atrasando ainda mais o jogo dos flips que por i só já é bem lento, levando em conta que ela etá presente na maioria dos decks atuais , fica a dica...
Mind Control é uma ótima carta no caso de uma Mirror Match e em quase todas as situações, pois de á o controle de um monstro do oponente durante um turno, porém ele não poderá atacar ou ser tributado, mas você ainda pode se aproveitar de seu flip-effect ser for o caso ou utiliza-lo como material para xyz, synchro e dentre tantas coisas que podem ser feitas tendo o controle de um monstro do oponente.


2-Trigger no Cemitério:



Aí estão elas Dimensional Fissure e Macro Cosmos, nossas cartas banidoras que vem aparecendo em praticamente todos os posts dessa série, contra shaddoll elas desempenham o mesmo papel que desempenham contra os BAs impedindo que os monstros cheguem ao cemitério e tenham seus efeitos triggers ativados.
Different Dimension Ground também possui um efeito semelhante porém com a duração de apenas um turno, por não ser contínua , algo bom no caso de seu deck também precisar do cemitério ou no caso de uma Mirror Match.


Skull Miester é capaz de negar um efeito de carta que é ativado no cemitério  por descartá-lo de sua mão , podendo negar qualquer trigger que um shaddoll venha a ativar, durante o turno de qualquer jogador.
Debunk é uma counte trap bem eficaz contra shaddolls negando a ativação do trigger no cemitério de uma carta e banindo-a, além disso também pode negar a ativação de um efeito ativado na mão, sendo um ótimo side conta bujins, mermails, e outros tantos com dependência nessa área.
Skill Drain também é uma carta que vem aparecendo em praticamente todos os posts dessa série, pois nega ativação dos efeitos de monstros ativados no cemitério ou quando são banidos , tem um custo baixo de ativação, e é útil também contra Dragon Rulers, Mermails, Artifacts, Hands, Burning Abyss e dentre outros.


Deixei Shadow-Imprisoning Mirror para ser comentada aqui porém também é uma carta eficaz contra flip-effects, mas enfim, ela nega os efeitos de todos os montros darks que são ativados em campo ou no cemitério, levando em conta que a maioria dos shaddolls são darks podemos ver essa carta agindo com muita força contra eles, sendo também side contra Burning Abyss, ou qualquer outro deck que necessite de monstros do atributo dark. 

3- Fusion-Summon:



Non-Fusion Area é outra trap contínua bem simples e direta, nenhum jogador poderá realizar fusion summon, isso trava o jogador de shaddolls tirando a oportunidade dele trazer Winda ou Construct, mas como já disse, ela possui a fragilidade de poder ser tirada do campo com um MST ou um Dragon enviado para o cemitério.
Chthonian Polymer é uma carta bem legal de seu usar contra shaddolls pois poderá te dar o controle de um fusion-monster invocado pelo oponente, por tributar um monstro que você controla, no instante de sua invocação.



Não vou comentar o peso de Solemn Warning e Vanity's Emptiness contra o special summon pois já se trata de uma assunto batido, mas são cartas extremamente eficazes contra shaddolls (e todo o meta se formos parar para pensar) evitando que o oponente traga o que precisa para o campo por special summon.

Bom é isso galera, chegamos ao fim de mais um post. Comentem, digam o que acharam e critiquem(construtivamente).
Obrigado pela atenção e até a próxima.

Não leu os outros posts da série? Então confira aqui: A Caça ao Anti-Meta Perfeito .



sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Archetype Analysis : Fluffal



E aí galera aqui é o petckovic com uma pequena mudança, a partir de agora os archetype analysis serão feitos por mim e os konami explique-se pelo Blue Boy. Hoje estarei atendendo ao pedido de alguns e falarei sobre o recente archetype liberado no the new challengers o Fluffal (furnimal do ocg).

Estilo de jogo


Os fluffal são um deck que consiste em fazer fusion summons usando monstros do tipo Fada e atributo Terra juntamente com o edge imp sabres que é Fiend e Dark. Todas as fadas do deck tem um efeito trigger que ativa quando são invocados normalmente ou especialmente da mão ou que é trigger pelo monstro ser enviado ao cemitério como material de fusão com exceção do fluffal Leo que é apenas um batedor que ganha 500 de atk quando declara um atk, ficando com 2100. 
A maioria das jogadas são construídas pela spell card Toy vendor, que descarta uma carta da mão para comprar uma, revelá-la e se for um fluffal você pode fazer special summon de um monstro da sua mão, se não for um fluffal você deve descartar a carta, porém você garante que seja um fluffal fazendo special summon da scissors por seu efeito e colocando um fluffal no topo do seu deck.

Main deck



Fluffal dog é de longe o melhor de todos os fluffals, quando seu efeito é trigger ele pode adicionar qualquer fluffal (exceto dog) ou edge imp sabres do seu deck à sua mão e ainda possui 1700 pontos de atk e level 4. Fluffal bear pode ser enviado da mão ao cemitério e setar um toy vendor do deck direto ao campo e também pode ser tributado para adicionar uma polymerization no seu cemitério à sua mão. Fluffal owl quando seu efeito é trigger pode adicionar uma polymerization do deck à sua mão. Uma vez por turno, owl pode pagar 500 de LP para fazer um fusion summon usando monstros da mão ou campo. Bear, owl e dog tem seus efeitos trigger quando são invocados normalmente ou especialmente da mão. Fluffal cat quando seu efeito é trigger pode adicionar uma polymerization no cemitério à sua mão. Fluffal rabbit quando seu efeito é trigger pode adicionar um fluffal (exceto rabbit) ou edge imp scissors do cemitério à sua mão. Cat e rabbit tem seus efeitos trigger ativados se forem enviados ao cemitério como material de fusão. Edge imp sabres pode ser invocada especialmente do cemitério por retornar uma carta da sua mão ao topo do deck. Todos os efeitos descritos acima só podem ser usados uma vez por turno e apenas um por turno.


Toy vendor, Fusion Substitute, Fusion Reverse e Archlord Kristya



 Essa é a carta responsável por ativar a maioria dos efeitos juntamente com o edge imp sabres. Ela facilitará e tornará mais eficazes os fusion summons pois trazendo mais monstros ao campo você poderá ativar uma nova versão da polymerization, a fusion substitute. Ela é sempre tratada como polymerization, ou seja, você poderá buscá-la pelos efeitos e ela tem um efeito adicional de poder ser banida do cemitério para retornar um monstro de fusão do cemitério ao extra deck e então comprar uma carta. A única desvantagem é que deve-se usar os matérias que você controla (não podendo usar os da mão) para o fusion summon, porém o toy vendor resolve isso aumentando sua capacidade de invocar monstros. Fusion reverse é uma carta armadilha que permite que você revele uma fusão no seu extra deck e adicione um material listado na fusão do deck á sua mão e então você pode adicionar uma polymerization do seu cemitério à sua mão. Além disso pelo fato da maior parte do deck serem fadas e ter um ótimo controle de cemitério você pode usar também o archlord kristya. Mas se o deck tem tantos efeitos bons e ainda pode usar kristya por que ninguém ao menos olhou para esse deck? A resposta está no próximo tópico.

Extra Deck



Diferentemente do main deck, o extra deck é simplesmente muito fraco. As fusões fluffal, os frightfur são todos voltados para batalhas o que não ajuda nada em um jogo competitivo, pois a maioria dos deck fazem suas vantagens na main phase e você precisando unicamente da vantagem da batalha, vai ficar muito atrás em relação ao jogo, a minha esperança é de que nas próximas edições saia alguma fusão que supra a necessidade dos fluffal.
Frightfur bear: Edge imp sabres + fluffal bear. Se destruir um monstro em batalha e enviá-lo ao cemitério poderá equipar-se com o mesmo e ganhar 1000 pontos de Atk. 
Frightfur wolf: Edge imp sabres + 1 ou mais monstros fluffal. Pode atacar um número de vezes igual à quantidade de materiais usados no fusion summon. 

No momento o deck ainda está bem fraco porém quem sabe com novos suportes em novos boosters fique competitivo. Se seu intuito é um for fun pode adquirir esse deck, pois é muito divertido isso eu posso garantir.

E assim chegamos ao fim de mais um archetype analysis, agora com um autor diferente porém irei tentar deixar o quadro com a mesma qualidade de antes, compartilhem com os amigos para nos ajudar e até a próxima.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Deck Reborn: Evilswarm



E aí galera, estamos começando agora mais um deck reborn. Hoje vamos falar de um deck amado por alguns e odiado por muitos, o evilswarm. Por quê odiado por muitos? Vocês vão descobrir logo de cara pelo primeiro tópico.


Um dos melhores xyzs rank 4 específicos do jogo





O evilswarm ophion é simplesmente absurdo. Muito fácil de fazer, atk muito bom, seu efeito se paga com uma forbidden lance global que não tira os 800 de atk e ainda mata 5 gerações e meia de monstros do jogo. Se ele estiver em campo você não poderá fazer a maioria das fusões, dos rituais, dos synchros, dos penduluns e metade dos xyzs (não pelo fato do efeito do ophion impedi-los, porém, com exceção de raros casos, xyzs de rank alto são feitos com monstros de level alto). O ophion tem tanto poder de fogo pois veio para combater os dragon rulers que eram um deck extremamente forte  e precisava de um counter à sua altura. E agora, com o retorno das fusões pelos shaddolls e o retorno de monstros de level alto pelos qliphorts ao jogo, o evilswarm poderá/deverá ganhar vários entusiastas levando em consideração o fato custo-benefício.

Mas e se o oponente não usar monstros de level alto?






Se você enfrentar um satellarknight por exemplo, o efeito contínuo do ophion não servirá para nada, o que fazer então? Esse deck consegue lidar com isso de uma maneira simples e eficaz, Key Beetle Lock. Faça o Number 66: Master key beetle, use seu efeito para proteger uma vanity’s empitness e tome conta do jogo. Esse lock é quase um win condition atualmente. Achou pouco? Medo do key beetle morrer fácil? Use também safe zone, que pode ser muito útil para proteger o ophion em matchs necessárias e deixa o key beetle lock muito mais forte, pois será quase impossível derrubar um key beetle com safe zone e vanity ao lado.







Continuando a falar sobre a vanity’s empitness




Se você não conseguir acessar o extra para esses monstros citados acima (por causa de um flying “C” ou stygian dirge) você pode simplesmente jogar com os monstros evilswarm que possuem ótimos status e são muito bons quando se tem uma vanity’s empitness no campo. Um desses monstros tem um charme a mais perante a vanity, o evilswarm thunderbird que foge das defesas do oponente e depois RETORNA ao campo, isso mesmo, não é um special summon então você pode abusar livremente desse efeito e ele ainda ganha um aumento de 300 pontos de atk. Existe também o evilswarm kerykerion que te permite recuperar monstros do cemitério e encher o campo facilmente por meio de normais summons extras, ou seja, mesmo com a vanity no campo você pode forçar ao máximo seu oponente com grandes danos.


VS. Skill drain



O maior problema de jogar contra qliphort não são os combos “roubados” por causa da mecânica pendulum, mas sim o uso de uma das defesas mais fortes do jogo. E contra o evilswarm, ela vai praticamente inutilizar o deck  quando ativa pois ophion e key beetle não terão mais seus efeitos para se defender. Porém esse não é o fim, é só um novo começo! Em uma situação dessas você pode fazer um evilswarm exciton Knight e com a ajuda da infestation pandemic destruir a skill drain e o resto do campo fazendo com que o controle de jogo do qliphort se rompa pois ele perderá sua maior defesa e sua pendulum zone preenchida. Deve-se levar em consideração o fato de que fazer o exciton irá requerer um pouco mais de esforço já que se a skill drain estiver ativa o evilswarm castor não poderá lhe conceder o normal extra, então a única maneira fácil de fazer o exciton com a skill drain no campo é o rescue rabbit mas como ele é limitado você não poderá contar com isso sempre daí recomenda-se o uso de algumas traps para que um dos seus evilswarm sobreviva um turno no campo.



A importância da forbidden chalice







Um dos jeitos mais comuns de um shaddoll tentar matar um ophion é pelo efeito de flip do shaddoll dragon ou do shaddoll squamata então será muito bom ter uma forbidden chalice na mão para se defender.Um outro modo, porém esse é para impedir o ophion de ser feito, é uma carta bastante usada no metagame, a artifact sanctum, mesmo em um caso diferente a forbidden chalice irá te ajudar pois basta negar o efeito do artifact moraltach e ele terá apenas 2500 de atk o que poderá ser vencido pelos 2550 do ophion.









Esse é o fim de mais um deck reborn, espero que tenham gostado, compartilhem com os amigos para nos ajudar e até a próxima.