Fala aí galera , aqui é o N3O trazendo para vocês mais um post da série A Caça ao Anti-Meta Perfeito.
Da última vez analisamos os Burning Abyss, chegou a vez dos Shaddolls:
Shaddoll possui um estilo de jogo bem diferente do que vimos até agora no yugioh, ele faz a junção de monstros Flip-effects e Fusion-monsters , algo bem inusitado, mas que vem dado muito certo nos últimos tempo nos mundo dos metas.
Além dos flip-effects os shaddolls possuem efeitos ativado como trigger quando são enviados para o cemitério pelo efeito de alguma carta, dando alguma vantagem ao controlador dos mesmos, o que força o oponente a escolher entre sofrer com o efeito gerado pelo flip ao atacar um shaddoll ou enfrentar o trigger se optar por envia-lo para o cemitério com efeitos.
A outra face dos shaddolls se encontra no fusion-summon, eles possuem uma carta chamada Shaddoll Fusion capaz de executar a invocação de um Shaddoll Fusion Monster do extra deck usando monstros que você controle ou que estejam em sua mão como matérias, porém , se o oponente controla um monstro que foi special summon do extra deck, você poderá utilizar monstros de seu deck como materiais, lembrando que pelo menos 1 dos monstros utilizados terá que ser um shaddoll em ambas a situações o mesmo terá o efeito trigger quando for enviado para o cemitério.
Além disso temos um fusion monster em especial que influi muito no jogo dos shaddolls, El Shaddoll Winda , ela gera um controle de jogo absurdamente alto para o o jogador, limitando as invocações especiais a 1 por turno e não podendo ser destruída por efeitos de cartas do oponente.
Combatendo Características:
1- Flip-Effects:
Nobleman of Crossout e uma carta anti-flip de peso pois além de eliminar um monstro com face para baixo no campo (um flip) banindo-o ela também remove todos os monstros com o mesmo do de ambos os decks , tirando assim suas preocupações com pelo menos 1 shaddoll do oponente.
Royal Command é uma trap-card contínua que simplesmente nega ativação e os efeitos de todos Flip-effects , simples e direta, porém pode ser destruída com facilidade com uma Mystical Space Typhoon ou com o efeito de um Shaddoll Dragon enviado para o cemitério por efeito , mas não deixa de ser uma grande arma contra shaddolls.
Por motivos óbvios essas cartas não são aplicáveis em uma Mirror Match, mas temos outras opções como:
Compulsory Evacuation Device, que se trata de uma staple, basicamente pode retornar um shaddoll em face-down para a mão do dono antes que este possa ser virado e assim atrasando ainda mais o jogo dos flips que por i só já é bem lento, levando em conta que ela etá presente na maioria dos decks atuais , fica a dica...
Mind Control é uma ótima carta no caso de uma Mirror Match e em quase todas as situações, pois de á o controle de um monstro do oponente durante um turno, porém ele não poderá atacar ou ser tributado, mas você ainda pode se aproveitar de seu flip-effect ser for o caso ou utiliza-lo como material para xyz, synchro e dentre tantas coisas que podem ser feitas tendo o controle de um monstro do oponente.
2-Trigger no Cemitério:
Aí estão elas Dimensional Fissure e Macro Cosmos, nossas cartas banidoras que vem aparecendo em praticamente todos os posts dessa série, contra shaddoll elas desempenham o mesmo papel que desempenham contra os BAs impedindo que os monstros cheguem ao cemitério e tenham seus efeitos triggers ativados.
Different Dimension Ground também possui um efeito semelhante porém com a duração de apenas um turno, por não ser contínua , algo bom no caso de seu deck também precisar do cemitério ou no caso de uma Mirror Match.
Skull Miester é capaz de negar um efeito de carta que é ativado no cemitério por descartá-lo de sua mão , podendo negar qualquer trigger que um shaddoll venha a ativar, durante o turno de qualquer jogador.
Debunk é uma counte trap bem eficaz contra shaddolls negando a ativação do trigger no cemitério de uma carta e banindo-a, além disso também pode negar a ativação de um efeito ativado na mão, sendo um ótimo side conta bujins, mermails, e outros tantos com dependência nessa área.
Skill Drain também é uma carta que vem aparecendo em praticamente todos os posts dessa série, pois nega ativação dos efeitos de monstros ativados no cemitério ou quando são banidos , tem um custo baixo de ativação, e é útil também contra Dragon Rulers, Mermails, Artifacts, Hands, Burning Abyss e dentre outros.
Deixei Shadow-Imprisoning Mirror para ser comentada aqui porém também é uma carta eficaz contra flip-effects, mas enfim, ela nega os efeitos de todos os montros darks que são ativados em campo ou no cemitério, levando em conta que a maioria dos shaddolls são darks podemos ver essa carta agindo com muita força contra eles, sendo também side contra Burning Abyss, ou qualquer outro deck que necessite de monstros do atributo dark.
3- Fusion-Summon:
Non-Fusion Area é outra trap contínua bem simples e direta, nenhum jogador poderá realizar fusion summon, isso trava o jogador de shaddolls tirando a oportunidade dele trazer Winda ou Construct, mas como já disse, ela possui a fragilidade de poder ser tirada do campo com um MST ou um Dragon enviado para o cemitério.
Chthonian Polymer é uma carta bem legal de seu usar contra shaddolls pois poderá te dar o controle de um fusion-monster invocado pelo oponente, por tributar um monstro que você controla, no instante de sua invocação.
Não vou comentar o peso de Solemn Warning e Vanity's Emptiness contra o special summon pois já se trata de uma assunto batido, mas são cartas extremamente eficazes contra shaddolls (e todo o meta se formos parar para pensar) evitando que o oponente traga o que precisa para o campo por special summon.
Bom é isso galera, chegamos ao fim de mais um post. Comentem, digam o que acharam e critiquem(construtivamente).
Obrigado pela atenção e até a próxima.