quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Archetype Analysis : Artifact


Fala aí pessoal, aqui é o N30 trazendo à vocês mais um Archetype Analysis. Desta vez estaremos analisando o arquétipo Artifact.

Artifact é um arquétipo recentemente introduzido no jogo na coleção Primal Origin e que representou e ainda representa uma presença forte no metagame.

Todos os monstros desse arquétipo são do tipo Fairy e do atributo Light. Temos dez monstros de efeito, todos com nível 5, duas spell-cards(ambas quick-play) , uma trap-card e um Xyz-Monster de Rank 5, as artes das cartas são baseadas em armas antigas ou artefatos históricos com o respectivo nome representado na carta (de forma literal ou adaptada).

As Cartas:

Todos Monstros de efeito desse arquétipo possuem o seguinte efeito:

"You can Set this card from your hand to your Spell & Trap Card Zoneas a Spell Card. During your opponent's turn, when this Set card in the Spell & Trap Card Zone is destroyed and sent to your Graveyard:Special Summon it."

O objetivo do deck é se aproveitar desses efeitos no turno de seu oponente para tomar o controle do jogo e garantir recursos para futuras jogadas



Temos Aegis, que quando é special summon durante o turno do oponente  protege os artifacts em campo da destrição ou de serem alvos de algum efeito de carta ate o fim do mesmo turno; Scythe que trava os special summons do extra deck do oponente , também até o fim do turno; Achilleshield, que não deixa que monstros artifacts que você controla alvos de ataque até o fim do turno; Caduceus, que te deixa comprar uma carta cada vez que um artifact é special summoned durante o turno do oponente; Failnaught, que pode buscar um monstro artifact de seu cemitério e setá-lo em sua zona de Spell/Traps; Labrys , que pode ser special summoned de sua mão quando um artifact que você controla é destruído, exceto no Demage step; Chakram que pode ser special summon de sua mão quando um efeito que destrua spell ou trap-cards em seu campo é ativado, retornando uma carta setada que você controle; e temos Lancea, que por ser tributado de sua mão ou campo (em face-up) durante o turno de seu oponente não deixa que cartas sejam banidas durante o resto desse turno.


  Beagalltach é uma das cartas que fazem o arquétipo "rodar", pois ele pode , ao ser special summoned durante o turno do oponente destruir ate 2 cartas setadas que você controlar, ou seja pode trazer vários artifacts durante o turno de seu oponente com muita facilidade. Moralltach, é o melhor monstro do arquétipo, capaz de destruir uma carta de face para cima que o oponente controlar ao ser special summoned no turno de seu oponente. Esses dois também trabalham muito bem com Caduceus em uma build pura de artifact mantendo uma mão com recursos constantes.


Artifact Durendal
Light / Rank:5/[Fairy/Xyz/Effect] / Atk:2400 / Def: 2100


Durendal é o Xyz do arquétipo que pode ser feito com facilidade com 2 artifacts quaisquer , possui um ataque/defesa consideráveis e um efeito que se adapta bem a jogabilidade do arquétipo, pois permite que você mude o efeito de uma spell/trap-card normal que o oponente ativa para se aproveitar dos efeitos dos demais artifacts e ainda pode evitar algumas mãos ruins com seu segundo efeito.


O arquétipo possui apenas 2 spell-cards : Artifacts Unleashed, permite que você realize um xyz summon usando 2 artifacts que você controla no turno de qualquer jogador , por se tratar de uma quick-play e te deixa comprar uma carta revelando um monstro light de nível 5 de sua mão (qualquer artifact); e Artifact Ignition, uma carta de grande significado no arquétipo, pois ,além de destruir uma spell/trap-card no campo, como uma Mystical Space Typhoon, pode setar um monstro artifact diretamente de seu deck em sua zona de spell/trap-cards , lembrando que ela pode destruir uma carta que você mesmo controla (artifacts), e ainda quando a ela é destruída impossibilita que seu oponente conduza sua próxima faze de batalha. Como única Trap card do arquétipo temos Artifact Sanctum que talvez seja a melhor carta desse aquétipo, tornando-o adaptável a uma série de decks como tech, ela simplesmente faz special summon de artifact diretamente de seu deck, e por se tratar de uma trap-card pode ser ativada no turno de seu oponente , aproveitando o efeito do artifact trazido, que quase sempre será um Moralltach, dependendo da situação, e além disso quando ela é destruída permite que você destrua uma carta em campo .

Mas de que outras formas posso trazer Artifacts no turno do oponente?


Absorbing Jar é um Flip-effect que destrói todas spell/trap-acrds setadas em campo quando virado e deixa cada jogador puxar uma carta para cada carta destruída que controlava, muito útil para um jogador de artifact mas depende muito da ofensividade do oponente. Malevolent Catastrophe possui um efeito semelhante porém se ativa quando o monstro de seu oponente declara ataque, ambas são capazes de trazer artifacts em massa para seu campo.Double Cyclone é outra quick-play que pode ser muito bem utilizada nesse deck ,mas depende que seu oponente também controle alguma spell/trap. E se não tiver outra opção você ainda pode utilizar uma Mystical Space Typhoon para começar seus combos com artifacts.



Call of the Haunted é outra carta que pode trazer seus artifacts para o campo no turno de seu oponente, já que os efeitos da maioria dos artifacts são ativados quando são special summon no tuno de seu oponente, não importa como , então é uma carta válida também na construção de um deck baseado nesse arquétipo.


Existem vários xyzs de rank 5 que podem ser utilizados nesse arquétipo, acima temos alguns exemplos de alguns que têm grande força para serem incluídos nessa análise.

Artifact, por fim é um arquétipo poderoso mas pouco explorado de forma pura, sendo utilizado , na maioria das vezes apenas como uma tech em vários decks da atualidade, mas tem um potencial ainda encoberto que talvez possa vir a se destacar no futuro.

É pessoal , chegamos ao fim de mais um Archetype Analysis, comentem, deem suas opniões para que possamos trazer cada vez melhores artigos à vocês.
Obrigado pela atenção e até a próxima.

Acompanhem também nossa página no Facebook: Duel Library - Facebook



Um comentário:

  1. Naum acho que artifact sanctum seja um grande problema Gabriel
    heuehueheushj

    ResponderExcluir