Fala aí Pessoal aqui é o N3O trazendo à vocês o primeiro post da série Archetype Analysis, onde trarei a vocês informações, análises e curiosidades sobre os mais diversos arquétipos do jogo.
Primeiramente trarei à vocês um artigo sobre um arquétipo atual muito interessante , Yang Zing, o qual considero ter muito potencial para estourar no jogo em um futuro próximo , mas desde agora já representa um arquétipo de força em meio a tantos Metas lançados juntamente a ele. Sem mais delongas vamos começar:
Yang Zing é um arquétipo introduzido no jogo pela coleção Duelist Alliance, e é o primeiro arquétipo constituido por monstros do tipo Wyrm. Os monstros de efeito possuem um representante de cada atributo (exceto DARK, por enquanto), variam entre os níveis 1 e 4, possuem um monstro synchro de Nível 8 e uma série de Spells/Traps de suporte ao arquétipo.
As Cartas:
Atualmente existem 6 monstros Yang Zing, 5 Effect Monster, sendo um deles tuner.
Todos os Effect Monster tem o seguinte efeito:
" Once per turn, during your opponent's Main Phase or Battle Phase, you can: Immediately after this effect resolves,Synchro Summon 1 Synchro Monster, using only "Yang Zing" monsters you control (this is a Quick Effect)."
Esse efeito permite que , durante a Main Phase ou Battle Phase do oponente você pode fazer uma invocação Sincro utilizando monstros Yang Zing que você controla. O que só foi antes visto em cartas como Urgent Tuning , Formula Synchron e T.G. Wonder Magician e que pode ser muito bem aproveitada se utilizada com sabedoria pois são muitos os synchros que podem prejudicar o jogo do oponente se jogados durante o turno dele.
Eles também têm o efeito de que , quando destruídos e enviados para o cemitério , seja por batalha ou efeito de algum card, podem fazer um Special Summon de outro Yang Zing do deck , Chiwen, o tuner do arquétipo, quando destruído trás do deck para o campo um outro Yang Zing qualquer de seu deck, ele também pode fazer special summon dele mesmo do cemitério quando um Yang Zing que você controla for destruído e ele é banido quando sai de campo. Esses efeitos são o principal motor desse arquétipo mantendo as jogadas conectadas e agindo com o que poderia ser uma desvantagem
Por último temos o efeito que eles têm de adicionar efeitos à Synchros Monsters que foram invocados com algum deles como material.
Suanni, Fire of the Yang Zing - O monstro ganha 500 pontos de Ataque.
Bian, Earth of the Yang Zing DUEA-EN029 - O monstro não pode ser destruído por batalha.
Bixi, Agua de Yang Zing DUEA-PT030 - O monstro se torna inafetado por Trap-Cards.
Pulao, Wind of the Yang Zing DUEA-EN031 - O monstro se torna inafetado por Spell-Cards.
Esses efeitos também podem trazer uma grande vantagem para seu campo, tornando seus synchros quase indestrutíveis, também podemos utilizar diversos suportes que se aproveitem desses e de outros efeitos já listados, mas isso será analisado posteriormente.
Esses efeitos também podem trazer uma grande vantagem para seu campo, tornando seus synchros quase indestrutíveis, também podemos utilizar diversos suportes que se aproveitem desses e de outros efeitos já listados, mas isso será analisado posteriormente.
Temos apenas um Synchro Yang Zing:
Baxia, Brightness of the Yang Zing
Light / Lv.8 / [Wyrm/Synchro/Effect] / atk: 2300 / def: 2600
1 Tuner + 1 or more non-Tuner Wyrm-Type monsters
When this card is Synchro Summoned: You can target cards on the field, up to the number of different original Attributes of the Wyrm-Type monsters used for the Synchro Summon of this card; shuffle them into the Deck. Once per turn: You can target 1 card you control and 1 Level 4 or lower monster in your Graveyard; destroy that card on the field, and if you do, Special Summon that other monster from the Graveyard.
Baxia é um synchro bem poderoso, pode embaralhar um número de cartas do campo no deck igual ao número de monstros com atributos diferentes utilizados para invocá-lo o que já é algo bem legal , e ainda é capaz de , uma vez por turno, destruir uma carta que você controla e fazer special summon de outro do cemitério com nível 4 ou menor, o que pode ser extremamente aproveitado com os efeitos dos outros Yang Zings que se ativam quando os mesmos são destruídos. Outro fator que pode ser aproveitado é o de que ele pode ganhar efeitos adicionais com os Yang Zings utilizados para invocá-lo, tornando-o uma barreira para o oponente.
Temos 2 Spell-Cards e 2 Trap-Cards que dão suporte ao arquétipo:
Primeiro temos a Yang Zing path, que recicla 3 yang zings de seu cemitério retornando-os para o deck para que possam seu utilizados novamente e ainda te deixa comprar mais 2 cartas, com certeza um dos melhores suporte para o arquétipo, Prana tem diversos efeitos que podem ajudar sua situação no jogo dependendo do número de yang zings com atributos diferentes em seu cemitério, útil, mas dificilmente aplicada. Creation permite que você busque e faça o special summon de um yang zing uma vez por turno, quando outro que você controla é destruído,o que é muito muito bom para que você consiga mais rapidamente colocar seus monstros em campo ela também só deixa que você invoque synchros de seu extra deck , o que creio que não seja um problema para esse arquétipo, e por último temos a Yang Zing Unleashed, ela obriga seu oponente a atacar com todos monstros que ele controlar, o que ajuda a evitar a passividade constante desse arquétipo, alem de permitir que você execute uma invocação synchro com pelo menos um yang zing que você controla durante a main phase ou battle phase de qualquer jogador , enviando-a para o cemitério , interessante e talvez aplicável em certas situações.
Mas o que mais ajuda esse Arquétipo?
Masked Chameleon é um tuner de nível 4 que ajuda muito esse deck possibilitando um acesso fácil a synchros de nível 8 e 7 pois , ao ser invocado normalmente ele trás um monstro com 0 de defesa de seu cemitério ao campo , como Suanni (que também dá acesso a Xyz's rank 4) e Bi'an, em modo de defesa e com efeitos negados, vale lembrar que no turno em que se ativa esse efeito não será possível invocar especialmente monstros que não estejam no extra deck. O Nefarious Archfiend Eater of Nefariousness pode fazer special summon de sí mesmo do cemitério para o campo na end phase do oponente por destruir um monstro face-up que você controla que pode muit bem ser um yang zing para tazer outro de seu deck e operar synchro summons nos próximos turnos.
Essa carta é extremamente útil para esse deck pois com seu custo baixo você pode complicar a vida de seu oponente em um piscar de olhos sem falar que ela não interfere na ativação dos efeitos de seus yang zings pois , os mesmos se ativam no cemitério. Uma estratégia bem poderosa é realizar um synchro summon utilizando Bixi como material, enquanto Skill Drain está em campo, ai o monstro invocado ficará inafetado por Trap-cards, incluindo a própria Skill Drain permitindo que seu monstro possa utilizar de seus efeitos sem deixar de travar os efeitos dos monstros do oponente. É uma carta que vale a pena ter 2 ou 3 em seu main se estiver jogando de yang zing.
Existe um número enorme de Synchros Monsters que podem ser utilizados nesse arquétipo,o que é muito bom pois deixa espaço para que se criem estratégias com muita diversidade , acima estão listados apenas alguns exemplos que podem ser utilizados, você que se interessou por esse arquétipo sinta-se livre para pesquisar aquilo que melhor reage junto a sua build ou variação. Não se esqueça que esse arquétipo também é adaptável á uma boa série de Xyz's, não se sinta preso ao synchro summon aqui mas pense com sabedoria para não bagunçar as coisas.
Yang Zing se trata de um arquétipo novo e com bastante potencial para crescer mas é muito criticado por sua passividade e por seu alto custo (afinal falamos de um deck que é 90% foil), mas ainda vem muita coisa nos próximos formatos, vale a pena se atentar para esse arquétipo.
Bom gente é isso, chegamos ao fim de nossa análise de hoje, comentem, opinem, critiquem (construtivamente), digam o que acham ... enfim, são vocês que nos ajudam a melhorar e trazer bons artigos para vocês. Obrigado e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário