E aí pessoal, aqui é o petckovic e está começando mais um deck reborn. Hoje vamos falar de um dos mais antigos archetypes de todo o jogo. Estou falando dos gravekeepers. Os gravekeepers tem matchs muito interessantes contra os 3 decks mais fortes do momento, então achei legal a oportunidade de falar dos pontos fortes e fracos do deck contra o metagame. Vou fazer algo diferente desta vez, irei analisar os 3 confrontos separadamente.
Vs. Shaddoll
Em geral, não existem muitas vantagens nem muitas desvantagens do gravekeeper contra o shaddoll, porém uma das vantagens mais relevantes é o fato do gravekeeper raramente precisar o extra deck, então isso faz com que você não precise mudar seu estilo de jogo perante um shaddoll igual outros decks fazem, como por exemplo o satellar e o burning abyss. Na maioria das vezes o side desses decks contra shaddoll e mudar o main deck, usando a engine de monarchs e fiends (vanity e majesty) assim como as the monarch stormforth. No gravekeeper isso não é necessário já que os monstros com o extra do necrovalley tem status bons e o efeito do gravekeeper's descendant permite que você se livre de cartas problemáticas sem tocar no extra deck.
Uma das desvantagens e o problema do deck ser muito lento, o que faz com que determinadas situações fiquem desesperadoras, como por exemplo caso uma fusão shaddoll já esteja em campo antes que você possa armar as suas jogadas. Isso vai requerer algumas modificações no deck, usar dimensional prison, ou então usar algumas cópias da carta ao lado. Por muito tempo esse carinha ficou esquecido pelo fato de que atrapalhava a sua jogada padrão que é setar o gravekeeper's spy porém agora ele pode ajudar bastante porquê tem o poder para tirar de campo monstros grandes e de difícil remoção como a el shaddoll winda. Sem falar que o gravekeeper's guard é buscável pelo gravekeeper's recruit o que torna mais fácil do que ter que esperar puxar uma carta como prison ou compulsory.
Vs. Burning Abyss
Contra o burning abyss o que mais desequilibra a balança à favor dos gravekeepers são os status com o necrovalley. Caso você tenha um necrovalley em campo, o dante não consegue passar por cima de um simples spy de maneira alguma. Sem falar que o gravekeeper tem um matador de dantes chamado gravekeeper's assailant. Isso ocorre porque o dante simplesmente não tem atk, o assailant deita e rola sobre ele. E não é só isso, considerando que o necrovalley esteja em campo (condição para o efeito do assailant) o dante sequer recupera um burning abyss para a sua mão quando morrer. Outro monstro que também é anulado é o cir, que por causa do necrovalley não pode ressuscitar nenhum outro burning abyss. Porém o que mais favorece o gravekeeper tanto contra o shaddoll como contra o burning abyss é a gravekeeper's shaman. Ela simplesmente não deixa que esses decks joguem e ainda por cima não deixa o necrovalley ser destruído pelos efeitos do oponente. E o pior de tudo e que quanto mais tempo de jogo se passe, mais a defesa dela cresce então fica cada vez mais difícil se livrar dela.
Vs. Satellarknight
Eu particularmente nunca assisti a uma partida dessas, mas adoraria ver, pois essa partida na minha opinião chega a ser injusta de tão favorável que é ao gravekeeper. Fico imaginando a cara de um jogador de satellar quando o oponente começa com um necrovalley um monstro setado e 3 viradas. Por que eu digo isso? Porque o satellar simplesmente não joga enquanto o necrovalley tiver lá e considerando os status dos gravekeepers vs. os status dos satellars, os satellars não vão nem vencer batalhas, quanto menos fazer altair-deneb. Pra piorar a situação, o necrovalley é buscável por um monstro, o gravekeeper's comandant, o que faz com que quase sempre o deck comece com o campo em jogo. E pra você que acha que está acabando as desvantagens, isso é só o começo. A maior vantagem do satellar em relação à qualquer é tirar vantagem da stellarnova alpha, uma das cartas mais fortes do metagame. O gravekeeper possui uma saída para a nova alpha, que é a imperial tombs of necrovalley. Geralmente quando o satellar ativa a nova alpha ele já está pensando que vai resolvê-la e comprar 1 carta, porém contra o gravekeeper pode ser gerada uma batalha de counter traps o que gera uma maior cautela na ativação da nova alpha. Existe também um outro fator muito desagradável que o satellar vai ter que levar em conta contra um deck de gravekeepers, que é a royal tribute. Imagine que você já não está conseguindo jogar por causa do necrovalley, e logo em seguida, perde todos os seus monstros da mão que poderiam te ajudar quando você conseguisse uma saída para o necrovalley. Isso quebra demais não só o deck de satellar como também muitos outros decks.
Number 66: Master Key Beetle
Um ponto forte do gravekeeper é que ele consegue fazer o lock que dificulta extremamente o jogo dos decks do metagame, que é o vanity-key beetle. Esse lock consiste basicamente em invocar o key beetle e proteger uma vanity's emptiness pelo seu efeito, e na maioria das vezes essa jogada simples concede a vitória à muitos jogadores. Isso era comumente usado pelo shaddoll antigamente, pelo uso da soul charge. Vale lembrar que você também pode usar o key beetle para proteger a shaman ou o necrovalley, como também para proteger uma floodgate.
Após essa análise espero que olhem com um pouco mais de atenção para esse deck, visto que pode ser muito relevante se na sua região tem muitos satellarknights ou burning abyss.
E assim vamos chegando ao fim de mais um deck reborn, espero que tenham gostado, compartilhem com os amigos e até a próxima.
Ótimo post kkk alguém aqui da região ate animou a jogar contra esses deck eu imagino
ResponderExcluirGosti do post =D Me fez lembrar da minha build Coveiros AntiDoce hehehe
ResponderExcluir